Você foi convidado(a) para revisar um artigo científico de uma revista internacional e se sente inseguro(a)? Confira esse post e veja o que é preciso analisar enquanto revisa um artigo.
Fui convidado(a) para revisar um artigo, e agora?
Primeiro, parabéns, sinal que você está evoluindo na pós-graduação e está alcançando novos desafios 😉
Quando você é coautor e/ou submete artigo científico, seu e-mail fica cadastrado nas bases de dados da revista e duas coisas podem acontecer: 1) Você ser convidado(a) para palestrar em eventos internacionais, mas tudo por sua conta (sempre recebo esses convites kkk); 2) O editor te convidar para revisar manuscritos submetidos à revista.
Mas como saber se você está pronto(a) para assumir essa responsabilidade?
Fui convidada para revisar artigo quando ainda estava no mestrado. Fiquei bem assustada quando vi o e-mail. E aí fui perguntar ao meu coorientador o que eu devia fazer. Ele sabiamente me respondeu, que eu poderia revisar qualquer artigo quando me sentisse pronta. E isso dependeria da pergunta de pesquisa do artigo. Se fosse algo que eu tivesse domínio, poderia aceitar sem medo, pois eu teria o olhar técnico necessário para contribuir com aquele manuscrito.
E hoje, venho te repassar esse conselho. Se o tema do artigo for algo que você tenha domínio, aceite!
Caso você não se sinta seguro(a), responda o e-mail mesmo assim, dizendo que você não tem expertise na área. A demora nos aceites dos artigos se dá, pois o editor manda o convite para os prováveis revisores e espera que eles respondam, para então enviar o artigo na íntegra para avaliação. Todas essas ações demandam prazos. Se você não responde e não revisa, você contribui para que o autor receba esse parecer muito mais atrasado que o previsto. Como ninguém gosta de esperar uma resposta demorada da revista, não vamos contribuir para isso né. Tenhamos empatia 😉
Como revisar artigo científico?
Se você achar que consegue contribuir tecnicamente com aquele artigo, clique no link de aceite do e-mail.
Você receberá um link de acesso para o artigo ou o mesmo em anexo do e-mail (com um prazo para emissão do parecer, que precisa ser rigorosamente atendido) e irá ler na íntegra observando alguns aspectos:
- A pergunta de pesquisa é original, relevante para o campo e de interesse dos leitores da revista (baseado no escopo da revista)?
- Quais os pontos fortes do trabalho?
- Quais as fragilidades do trabalho?
- O artigo está bem escrito?
- O método utilizado tem a capacidade de produzir resultados confiáveis e de qualidade?
- Os resultados estão devidamente discutidos?
- A nomenclatura técnico-científica está utilizada de forma adequada?
- Para correções/sugestões no texto, você deve indicar número da página e número da linha, para que o autor localize onde está a sua ponderação.
- As conclusões estão de acordo com os dados?
- Seja criterioso(a)
Durante a avaliação no sistema da revista, você irá responder um questionário (como apresentado na imagem abaixo) que contempla dentre outras, essas questões acima e preencherá um campo ao editor e outro ao autor.
Nestes campos é importante escrever um pequeno resumo da ideia geral do trabalho, os pontos fortes e fracos da pesquisa, bem como as suas sugestões de ordem técnica. Além disso, precisa deixar claro qual seu parecer, se rejeita, aceita com menores correções ou aceita após maiores correções.
O que você ganha revisando artigo?
O trabalho de revisor da revista é totalmente voluntário, mas você recebe um e-mail de agradecimento pela revisão que pode ser utilizado para comprovar que você atua como revisor daquele periódico (=revista).
Alguns concursos pontuam aqueles que são revisores de periódicos 😉
Resumindo…
Se sentir-se seguro do tema, aceite revisar o artigo!
Vamos estender esse post?
Deixe nos comentários outras dúvidas que você tem sobre revisão de artigos científicos. Ficarei feliz em poder te ajudar =D