Prêmio Capes de Tese 2020

01/10/2020… estava eu amamentando a minha bebê de 7 dias e eis que recebo o e-mail que me outorgava o Prêmio Capes de Tese na área de Medicina I ( https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/edital-resultado-do-premio-capes-de-tese-edicao-2020-280587178). Muitos disseram que a bebê me trouxe sorte. Será que foi sorte? 4 anos não são 4 dias! Que mix de emoção, alegria, recordações e…

Continue lendo

Por que publicar um artigo científico?

Um artigo científico é um tipo de texto acadêmico onde você escreve a sua pesquisa de forma estruturada. O artigo científico é o produto da sua pós-graduação deixado como legado para a ciência. Se não publicar o seu trabalho, você pode não conseguir o seu título de doutorado ou mestrado. Você que é mestrando(a) ou…

Continue lendo

Como escrever uma patente

Sabia que muito do conhecimento científico que é produzido, encontra-se em patentes? Confira esse post de dicas valiosas sobre como escrever cada documento da patente. 1. O que é uma patente? De acordo com o Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), uma patente nada mais é que um direito de exclusividade temporário que o Estado…

Continue lendo

O que é uma pergunta de pesquisa?

Você já parou para pensar no que é uma pergunta de pesquisa? Sabia que existe estratégia para isso? Confira esse post e descubra a forma mundialmente reconhecida de definir uma pergunta de pesquisa. Pergunta de pesquisa Na área da saúde, fala-se muito em prática baseada em evidências, ou seja, os profissionais precisam de trabalhos que…

Continue lendo

10 dicas de como revisar um artigo científico

Você foi convidado(a) para revisar um artigo científico de uma revista internacional e se sente inseguro(a)? Confira esse post e veja o que é preciso analisar enquanto revisa um artigo. Fui convidado(a) para revisar um artigo, e agora? Primeiro, parabéns, sinal que você está evoluindo na pós-graduação e está alcançando novos desafios 😉 Quando você…

Continue lendo