Prêmio Capes de Tese 2020

COMPARTILHE

01/10/2020… estava eu amamentando a minha bebê de 7 dias e eis que recebo o e-mail que me outorgava o Prêmio Capes de Tese na área de Medicina I ( https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/edital-resultado-do-premio-capes-de-tese-edicao-2020-280587178).

Muitos disseram que a bebê me trouxe sorte. Será que foi sorte? 4 anos não são 4 dias! Que mix de emoção, alegria, recordações e incredulidade.

Li aquele e-mail várias vezes, pois era inacreditável que eu teria alcançado tamanha conquista. Que a minha tese tão desacreditada por muitos ao longo dos 4 anos, tão criticada no dia da defesa, alcançaria o mérito de excelência nacional dentre tantos trabalhos.

Sim, em 2020, o prêmio teve recorde de inscrições. Talvez você tenha visto a repercussão na mídia desse resultado (http://www.ufs.br/conteudo/66049-doutoras-formadas-na-ufs-ganham-premio-capes-de-tese-2020, https://globoplay.globo.com/v/8944686/), mas esteja curioso(a) para saber os bastidores dessa conquista, o que eu fiz para chegar neste feito. Vem pra cá que vou te contar tudo!

O que é o Prêmio Capes de Tese?

O prêmio Capes de tese está na sua 15ª edição e premia as melhores teses de cada área avaliada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

A minha tese “Tecnologias para estudo e tratamento da insuficiência venosa crônica: desenvolvimento de microambientes e abordagens nanotecnológicas” foi considerada a melhor do Brasil em 2020 na área de Medicina I (a área de Medicina é dividida em I, II e III).

O que é avaliado no Prêmio Capes de Tese?

Os principais critérios para esta premiação são originalidade, inovação e qualidade do trabalho (contei como tive a ideia do meu trabalho no post: http://blog.sejaphd.com/tecnicas-infaliveis-para-definir-a-ideia-de-um-projeto-de-pesquisa/).

Porém, também é avaliada a produção acadêmica do(a) aluno(a) durante o doutorado.

Entenda produção como publicações em revistas de alto fator de impacto, depósito de patentes, prêmios, divulgação da pesquisa em mídias, publicação de livros ou capítulos de livros, doutorado sanduíche, etc.

Ou seja, aquele bom e velho currículo diversificado que eu sempre comento nas minhas redes sociais.

Não adianta se prender apenas em artigos científicos. Na pesquisa, se tem maiores chances quando se tem um currículo com produção diversificada.

O que ganha no Prêmio Capes de Tese ?

Eu particularmente quando vejo um edital de prêmio, corro logo pra seção do que ganha, pra ver se vale a pena kkk. Acredito que você também tenha esta curiosidade.

Os vencedores do prêmio Capes de tese ganham uma bolsa de estudos para fazer pós-doutorado em qualquer instituição do Brasil (sim, o aluno escolhe) durante 12 meses.

O valor financeiro é o mesmo da tabela de bolsas da Capes (https://uab.capes.gov.br/bolsas/prestacao-de-contas-bolsas/valores-de-bolsas).

Nesta edição de 2020, tiveram algumas instituições parceiras no prêmio e a depender da área contemplada, os alunos receberam um valor livre, além da bolsa. Os trabalhos que consagraram parceria efetiva BR-EUA ganharam uma bolsa de pós-doc de 4 meses na terra do tio Sam s2.

O que eu fiz para ganhar o Prêmio Capes de Tese?

1. Durante o doutorado, publiquei artigos em revistas de maior fator de impacto.

2. Fiz doutorado-sanduíche nos EUA durante um ano.

3. Patenteei os produtos inovadores desenvolvidos durante o doutorado.

4. Fui co-autora de um capítulo de livro internacional.

5. Ganhei prêmios que deram visibilidade a pesquisa.

6. A pesquisa foi destaque na mídia.

Tudo isso foi possível devido ao caráter inovador e do benefício social que a pesquisa trouxe.

Confira o meu currículo no link a seguir: http://lattes.cnpq.br/9508701751298431

Como foram os bastidores por trás deste prêmio?

Eu estaria sendo hipócrita se não começasse revelando os meus sentimentos ao ganhar O Prêmio Capes de Tese . Primeiro, veio a incredulidade, depois a satisfação: caramba, eu consegui! Nós conseguimos!

Sim, eu consegui (e não estou sendo egoísta ao dizer isso, vou te explicar porque)!

Quando eu tive a ideia desta pesquisa, meu orientador disse que era loucura da minha cabeça e que não daria certo. Mas eu insisti, busquei uma co-orientadora que tinha infraestrutura e o know-how para que a minha ideia se tornasse real. Nesta etapa, veio a desconfiança: será que o fármaco vai sair do tecido e penetrar na pele atingindo uma dose terapêutica?

Trabalhei e rezei muito, até que o resultado positivo veio. O abraço de parabéns da minha co-orientadora foi tão marcante que parecia que a minha defesa de tese teria sido naquele momento.

Quem dera a minha defesa tivesse sido um momento tão feliz, como aquele abraço (detalhes de como foi a minha defesa neste post: https://www.instagram.com/p/CAvtaP-pruw/?utm_source=ig_web_copy_link )!

Falo isso, para dizer que a minha perseverança foi confirmada com o resultado deste prêmio. Mesmo com todos os nãos e desconfianças que existam, se você acredita no seu trabalho, bons frutos virão!

Mas nós conseguimos! Não foi uma conquista apenas minha. Também foi uma realização familiar. Você sabe o que é ser de uma família de poucas posses e juntos enxergar na educação a única saída para vencer na vida? Pois é, essa sou eu. Estudar não foi difícil apenas pelo rigor dos conteúdos ou pelo autoritarismo docente. Foi muito além disso.

Foi muito difícil financeiramente. Como meu pai sempre fala: “só nós sabemos o quanto foi difícil e doloroso chegar até aqui”. Quantas noites sem dormir o meu pai teve, preocupado como me daria dinheiro para ir à universidade no dia seguinte.

E aqui estamos, radiantes por tamanho reconhecimento vindo do meu trabalho que consegui através dos nossos esforços para que eu pudesse estudar.

Pai, mãe e irmã: O Prêmio Capes de Tese 2020 é nosso, essa conquista é nossa. E tudo na nossa família é assim: sempre nosso. Amo vocês e sou eternamente grata por tudo que somos, temos e conquistamos. Sou muito feliz por tê-los na minha vida.  

E eu insisto, nós conseguimos!

Sim, além de tudo que já falei, esse prêmio sempre foi um sonho do meu orientador (muito mais que meu, inclusive), mas também do nosso grupo de pesquisa (ao ganhar este prêmio, eu represento a força, entrega e determinação de cada aluno de graduação e pós-graduação daquele laboratório).

Esse reconhecimento mostra o quanto podemos chegar longe quando damos o nosso melhor no que fazemos, sempre falo isso, porque acredito de verdade na força do nosso trabalho.

Agradeço por todas oportunidades que tive. Fiz delas o que sou hoje.

Agradeço imensamente a todos que me ajudaram nesta conquista. Eu jamais conseguiria fazer tudo sozinha. Não teria mãos suficientes para isso. Tive uma equipe fantástica que me ajudou em todas as etapas, e este resultado não teria sido alcançado se não tivesse tantas pessoas acreditando em mim e na pesquisa que eu vinha desenvolvendo.

Por que é bom ganhar o Prêmio Capes de Tese?

Ganhar o Prêmio Capes de Tese para mim não representou apenas conquista financeira (afinal, ela só virá através do meu trabalho como pós-doutora), familiar e do grupo de pesquisa. Além do reconhecimento do meu trabalho, ela também pode me abrir portas… ou eu devo buscar abrir tais portas. Who knows?

Na vida tudo é tão incerto, não existem regras. Mas quando se faz um trabalho com amor e dedicação, a colheita sempre será boa. Eu acredito nos bons frutos que este prêmio ainda me trará.

E sei, que sem dúvidas, ele serve de motivação para muitos outros alunos. E eu quero ajudar esses alunos a também conquistarem seus sonhos. É por isso que eu tenho este projeto “SejaPhD”.

Porque eu acredito na potencialidade dos meus alunos. Eu acredito que com os estímulos e ensinamentos corretos, quem sonhar com este resultado, também o terá.

Eu não concordo com a velha e autoritária forma de ensinar. Que deixa o aluno aprender “apanhando”.

Quantas crises de ansiedade eu já tive, gastrite, intolerância lactose… e nem sequer eu associava tudo a isso a rotina exaustiva e excessiva carga de trabalho que eu tinha.

Eu não quero ver outros alunos passando por isso. Não quero ver ninguém sofrendo psicologicamente para aprender. Eu quero te mostrar o caminho das pedras e contribuir para um aprendizado saudável e prazeroso.

Sem dúvidas, esse prêmio me motiva ainda mais a investir nesse projeto. Afinal, 4 anos não são 4 dias!

Dicas extras

1. Não tem o know-how para fazer tudo que sonha na sua pesquisa? Busque as melhores pessoas para te ajudar e firme parcerias com elas. Tenha as suas referências profissionais como parceiros de trabalho! Sem dúvidas, o resultado virá!

2. Não se concentre só na sua tese, trabalhos em parceria também agregam e muito no currículo. E o melhor, este trabalho está sob responsabilidade de outra pessoa. Você ajuda e vai junto na publicação. Assim, consegue produzir mais e quiçá, de forma mais diversificada. Não espere pelo(a) seu (sua) orientador(a) para firmar parcerias. Busque-as. Faça o seu networking!

3. Diversificar o currículo envolve planejamento. Não viva na roda do hamster de só publicar artigo porque é bom pro(a) seu(sua) orientador(a). Defina as suas metas. Onde você quer chegar? O que precisa para isso? Produza em cima disso. Em seleções e concursos serão melhores pontuados os currículos mais diversificados, não os que tem apenas mais artigos.

Resumindo

1. Tenha uma boa ideia.

2. Acredite nela e busque parcerias que também apostem nesse projeto.

3. Planeje onde você pretende chegar ao final da pesquisa e produza em cima disso.

4. Faça de cada NÃO, um combustível a mais para mostrar que a resposta certa é SIM.

Acredite em você ! Acredite no seu projeto!

Eu acredito em você . Quem acredita sempre alcança!

Vamos estender esse post?

O que você achou do post de hoje? Ainda tem alguma dúvida sobre como ganhar o prêmio CAPES de Tese? Deixe aqui nos comentários, que ficarei feliz em te responder. Compartilhe esse conteúdo com outros amigos que você sabe que também precisa dessas dicas.

Até a próxima =D

COMPARTILHE