Técnicas infalíveis para definir a ideia de um projeto de pesquisa

COMPARTILHE

Nesse post irei te mostrar técnicas infalíveis para você definir uma ideia de sucesso para o seu projeto de pesquisa. Então, se você não quer correr o risco de cometer alguma falha para definir o tema da sua dissertação ou tese, não deixe de conferir essas técnicas.

Descubra as técnicas infalíveis para definir a ideia do seu trabalho

Vou te contar como defini o tema do meu projeto de Doutorado. Eu queria conduzir um estudo que envolvesse o desenvolvimento de um medicamento e testá-lo em pacientes.

Quer saber quais técnicas eu usei para definir esse projeto? Então, continue lendo aqui e veja como essas ferramentas podem ser úteis para você também.

  • Leia outros trabalhos

A leitura de outros trabalhos te dá um panorama do que já foi feito na área. E a lacuna do que ainda não foi realizado, pode ser a ideia do seu projeto. Veja como isso se aplicou na minha vida:

Enquanto escrevia uma revisão sistemática, li MUITOS artigos da área. E um, em especial, me chamou atenção. Porque era o único estudo no mundo, até então, que tratava de tecidos impregnados com formulações farmacêuticas. E isso ficou martelando na minha cabeça.

(Não quer dizer que você precisa escrever uma revisão sistemática para ter a ideia. Só dei um exemplo de como achei aquele artigo. Você pode fazer isso por uma simples busca de artigos na internet sobre o tema que você deseja trabalhar).

  • Observe a realidade ao seu redor

A partir daquela ideia, observei que no hospital universitário da Universidade Federal de Sergipe, onde eu estudava, tínhamos uma grande demanda de pacientes com úlceras venosas. Pessoas carentes de um tratamento melhor do que o que já existe. Então fiquei me perguntando que tipo de produto eu poderia desenvolver que fosse mais promissor do que os tratamentos convencionais.

  • Tenha uma ideia inovadora

E aí lendo aquele trabalho, eu pensei que poderia desenvolver outra formulação totalmente diferente para os pacientes com úlceras venosas. Essa ideia além de resolver um problema real, de alta prevalencia na população do mundo inteiro, ainda é pioneira numa pesquisa desse tipo.

Ou seja, pense em algo novo. O potencial inovador do seu trabalho é sempre avaliado pelos professores da banca.

Junte as peças e tenha a ideia

Essas três motivações, me fizeram escrever o projeto do doutorado que consistiu no desenvolvimento de meias compressivas contendo um fármaco nanoencapsulado que acelera a cicatrização de úlceras venosas em pacientes.

Perceba que fui juntando as informações e a minha ideia, surgiu com uma colcha de três retalhos. Dessa forma, consegui uma ideia inovadora, que pretendia resolver um problema de saúde pública 😉

E eu vou te antecipar uma coisa: A ideia foi um sucesso!

Portanto, convido você, que deseja escrever um projeto, a pensá-lo sempre de forma estratégica, tendo em mente esses três pilares. Tenho certeza, que seguindo essas dicas, suas chances de errar na escolha do tema da pesquisa, serão 0!

Resumindo, veja as técnicas para você definir um projeto top:

  1. Levantamento bibliográfico – leia vários artigos e fique por dentro do que vem sendo publicado na sua área, e até em outras. Assim você terá mais bagagem para associar vários conhecimentos, que poderão contribuir para a sua ideia. Se alguém já fez o que você pensou, não se desespere! Aposte no que ainda não foi feito daquele tema;
  2. Observação da realidade  – observe a realidade a sua volta e identifique se a sua ideia resolve algum problema do mundo real;
  3. Potencial inovador – busque desenvolver algo que ninguém pensou antes ou trabalhe nas deficiências de algo que já existe, a fim de aperfeiçoá-las.

Vamos estender esse tema?

Deixe nos comentários, qual sua maior dificuldade em idealizar os seus projetos.

Continue navegando aqui no blog para conhecer outras sacadas importantes para a sua pós-graduação! Siga-nos também no Facebook, Instagram e inscreva-se no nosso canal no Youtube.

COMPARTILHE