Saiba porque escrever os agradecimentos no seu trabalho, te economiza algumas críticas da banca

COMPARTILHE

Um dissertação ou tese, segue uma sequência de sessões obrigatórias, como introdução, objetivos, metodologia, resultados, discussão e conclusão (também conhecidos como elementos textuais).

Mas existem outros itens que não são obrigatórios, como os agradecimentos (e alguns dos elementos pré e pós-textuais) e acredite: se você não colocar, terá uma grande dor de cabeça. Pois a banca vai te cobrar.

Minha missão aqui, é te mostrar como fugir das críticas da banca. Se você não quer passar por nenhum constrangimento na hora da defesa, não deixe de conferir esse post.

Agradecimentos: saiba porque este item não pode ficar de fora da sua pesquisa

Na maioria das instruções normativas dos programas de Pós-Graduação, a sessão “Agradecimentos’’ não é ‘obrigatória’. Se não é obrigatória, entendemos que não necessariamente, precisamos colocar. E aqui temos duas situações:

1. Eu já vi em uma banca de defesa de mestrado, o avaliador perguntar porque o aluno não colocou os agradecimentos no trabalho dele.

O aluno justificou que não era um item obrigatório, de acordo com a instrução normativa do programa. E a banca pediu que ele colocasse antes de submeter a versão final para solicitação do diploma.

Pois bem, diante de uma situação como esta, ambas as partes estão com razão. Mas a justificativa do professor é plausível.

A execução de uma pesquisa por mais que a façamos “sozinhos”, sempre direta ou indiretamente alguém ajudou. Seja pela oportunidade que a instituição te deu para você realizar a pós-graduação, seja por um colega que deu uma dica de melhoria para o trabalho, através de concessão de bolsa de estudos pelas agências de fomento, por meio de uma mãozinha que um amigo te deu, na hora de coletar os dados ou executar um experimento e até emprestando um equipamento.

Então, é muito difícil ninguém ter te ajudado em nenhum momento. Por esse motivo, é estimulado que a sessão “optatória” Agradecimentos, não fique de fora da sua dissertação ou tese. É elegante e demonstra a atitude de humildade, reconhecer todo e qualquer tipo de ajuda recebida. Nem que seja um ombro amigo para chorar nos momentos de dificuldade, que nós sabemos que existem.

2. Nova portaria da CAPES obriga que em todas as dissertações e teses de bolsistas, seja apresentada uma nota de agradecimento

Além da demonstração de gratidão e humildade pela ajuda recebida na execução do trabalho, outro aspecto importante obriga a necessidade de inclusão da sessão Agradecimentos na sua pesquisa: A PORTARIA Nº 206, DE 04 DE SETEMBRO DE 2018.

Esta portaria comunica que é obrigatório a todos os bolsistas que receberam bolsa de estudos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), inserir um agradecimento referente ao apoio financeiro recebido por esta instituição.

E esse agradecimento, de acordo com a portaria, deve ser escrito da seguinte forma:

 “O presente trabalho foi realizado com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) – Código de Financiamento 001”

E se a sua pesquisa resultou em um artigo em inglês você deve colocar o agradecimento dessa forma:

“This study was financed in part by the Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) – Finance Code 001”

Veja como coloquei em um dos trabalhos que realizei enquanto bolsista CAPES no doutorado-sanduíche:

Saiba porque escrever os agradecimentos no seu trabalho, te economiza algumas críticas da banca 2
Veja que além dos dizeres obrigatórios pela portaria da CAPES, inseri que a agência é do Brasil, pois esse foi um trabalho realizado no exterior e coloquei também o número de processo da bolsa à qual fui contemplada que também é obrigatório citar nas publicações.

Então, observe!

Independente do texto ser em inglês ou português o nome da CAPES sempre deve ser escrito em PORTUGUÊS 😉

Ah, e eu tenho uma dica extra para você!

Além de ser educado e demonstrar reconhecimento à todos aqueles que direta ou indiretamente te ajudaram na caminhada rumo ao título de mestre(a) ou doutor(a), agradecer as agências de fomento podem aumentar as suas chances de ganhar PRÊMIO$.

Mas como assim?

Isso mesmo, algumas agências de fomento possuem premiações anuais de reconhecimento aos trabalhos financiados. Esses prêmios, além de contar na pontuação do currículo e demonstrar que seus trabalhos são importantes, você ainda pode receber uma grana por isso. Pois muitos desses prêmios, envolvem uma gratificação financeira, que pode ser bem generosa.

E o que você tenho que fazer para ganhar um prêmio desses?

  1. Ter uma pesquisa de importante impacto social e econômico.
  2. Ter agradecido à agência de fomento que financiou sua pesquisa, por exemplo CAPES, CNPq, FAPITEC, FAPESP, FAPERGS, FAPEAL, FAPESB, FINEP, etc.
  3. Ficar ligado nos editais e submeter o seu melhor trabalho.

Eu ja ganhei 4 prêmios assim. E hoje, agradeço em todos os meus trabalhos, não só a agência que financiou a minha bolsa, mas todas aquelas que financiaram também a aquisição de material para as minhas pesquisas, ou seja todas as nacionais como CNPq, CAPES, FINEP, e a estadual FAPITEC-SE. Assim elas ficam felizes por serem reconhecidas pelo apoio financeiro concedido, e aumenta as minhas chances de ganhar prêmios hehe.

Resumindo…

Não esqueça de agradecer à Universidade pela oportunidade de cursar a pós-graduação, a toda ajuda recebida pelos colaboradores e aos órgãos que financiaram a pesquisa ;).

Os professores sempre lêem os agradecimentos. Não passe pelo constragimento de ser cobrado por algo simples e prazeroso de fazer.

Vamos estender esse post?

Deixe nos comentários suas dúvidas sobre esse e outros elementos “optatórios” de uma pesquisa acadêmica.

Para ver outras dicas importantes para os seus textos acadêmicos, continue navegando pelo blog, siga-nos nas nossas redes sociais e increva-se no nosso canal no Youtube.

COMPARTILHE