O segredo da conclusão da sua dissertação ou tese

COMPARTILHE

Quando estamos escrevendo a dissertação ou tese, ao chegar na conclusão, damos aquele: UFA, estou acabando né! E então, cansados e ansiosos pelo fim, muitas vezes acabamos escrevendo de “qualquer jeito”. Digo isso, porque era exatamente essa sensação que eu tinha, quando escrevia os meus relatórios de iniciação científica. Quer saber qual foi o segredo que me fez mudar forma de escrever a conclusão dos trabalhos? Confira.

O segredo da conclusão

Para qualquer coisa que vamos fazer, sempre existe uma forma diferente, um segredo ou um pulo do gato, que muitas vezes desconhecemos.

Quando vamos escrever a conclusão da dissertação ou tese e não sabemos como fazer, normalmente repetimos os resultados, afinal acabamos de escrevê-los né, então ainda estão fresquinhos na nossa cabeça. E é aí que mora o perigo.

Se você não quer participar da estatística dos que mais erram na conlusão, não deixe de conferir esse post!

Agora eu vou te contar qual é o segredo da conclusão: Responder aos objetivos

Mas como assim?

Eu falei em um post anterior aqui do blog, sobre a comparação do seu estudo com uma escada. Para chegar ao “fim’’, que é o bendito diploma, temos que escrever uma dissertação ou tese, a qual é composta por vários degraus. E um depende do outro.

Pois bem, a conclusão, é o último degrau do seu trabalho. E deve ser um texto escrito de uma forma que responda a todos os objetivos do estudo.

E aqui vai uma dica bônus:  

Assim que acabar de escrever os resultados e discussão, leia todo o trabalho novamente. Aproveite para observar se está tudo bem costuradinho. Mas, foque nos objetivos. Assim, quando chegar na conclusão, você saberá como escrevê-la corretamente.

Resumindo…

A conclusão do seu trabalho deve responder a todos os objetivos do estudo.

Confira outras dicas de como escrever uma boa conclusão no nosso e-book “Os 8 erros mais comuns em uma dissertação ou tese, e como resolvê-los”

Vamos estender esse post? Deixe nos comentários qual a maior dificuldade que você tem ao escrever a conclusão do seu trabalho.

Continue navegando aqui no blog para conhecer outras sacadas importantes para a sua pós-graduação! Siga-nos também no FacebookInstagram e inscreva-se no nosso canal no Youtube.

COMPARTILHE