O que é uma pergunta de pesquisa?

COMPARTILHE

Você já parou para pensar no que é uma pergunta de pesquisa? Sabia que existe estratégia para isso? Confira esse post e descubra a forma mundialmente reconhecida de definir uma pergunta de pesquisa.

Pergunta de pesquisa

Na área da saúde, fala-se muito em prática baseada em evidências, ou seja, os profissionais precisam de trabalhos que tenham evidência científica e clínica que embasem o diagnóstico e prescrição de tratamentos. Esses trabalhos, via de regra, são as revisões sistemáticas, que discutimos no post http://blog.sejaphd.com/entenda-as-diferencas-dos-3-tipos-de-artigos-cientificos/.

As revisões sistemáticas começam com a definição da pergunta de pesquisa e seguem uma metodologia específica de busca de TODOS os artigos que tratam daquele tema, além disso, faz análise da qualidade metodológica daqueles trabalhos. Ou seja, reúne todas as informações relevantes de um tema, dentro de um período especificado de tempo. Dessa forma, os profissionais, possuem uma fonte confiável para embasar as suas práticas clínicas, sem precisar ler os artigos originais 1 a 1 e de lá tirar as suas conclusões. Esse trabalho é realizado com muita técnica e competência por aqueles que elaboram, as revisões sistemáticas que são inclusive utilizadas, para compor as diretrizes terapêuticas de determinadas doenças.

Mas para que uma revisão sistemática seja realizada, é necessário definir adequadamente a pergunta de pesquisa.

A pergunta de pesquisa trata-se de um questionamento que deve ser feito como motivação para realizar a revisão sistemática, ou seja, o seu ponto de partida. Desse modo, a revisão irá responder uma pergunta de pesquisa sobre determinado tema. Esse tema, pode surgir, de um levantamento bibliográfico ou da observação da realidade a sua volta, conforme discutido no post http://blog.sejaphd.com/tecnicas-infaliveis-para-definir-a-ideia-de-um-projeto-de-pesquisa/.

A pergunta de pesquisa de um trabalho, pode ser definida pela estratégia PICO.

O que é estratégia PICO?

A estratégia PICO é uma sigla que vem do inglês e é utilizada para representar:

Patient – paciente, população ou problema.

Intervention – Intervenção (intervenção ou tratamento que você pretende avaliar).

Comparison – comparação (qual será o seu parâmetro de comparação para avaliar se de fato a sua intervenção ou tratamento foram eficientes).

Outcomes – desfecho (o que pretende-se observar de resultado naquela pesquisa).

A estratégia PICO é utilizada como um guia mundialmente reconhecido para elaborar boas perguntas de pesquisa, sejam clínicas ou não clínicas.

Veja como usar a estratégia PICO, de acordo com o exemplo a seguir:

A incidência de úlceras venosas é alta principalmente nos países ocidentais. Ao analisar as opções terapêuticas disponíveis, observa-se que medicamentos venoativos como Daflon® ou Diosmin® possuem reações adversas que comprometem a adesão dos pacientes.  Logo, a idéia de pesquisa surge ao juntar essas “peças”.

Ao aplicar a estratégia PICO:

P: pacientes com úlceras venosas

I: meias compressivas contendo fármaco

C: meias compressivas sem fármaco

O: cicatrização das úlceras venosas

Pergunta de pesquisa:

“Meias compressivas impregnadas com nanopartículas de um fármaco venoativo podem melhorar a cicatrização de úlceras venosas?”

Dados publicados em: https://www.dovepress.com/hesperetin-loaded-lipid-core-nanocapsules-in-polyamide-a-new-textile-f-peer-reviewed-article-IJN e https://www.ufrgs.br/vitrinetecnologica/biodiversidade-e-meio-ambiente/meias-medicinais-com-farmaco-nanoencapsulado-para-melhorar-circulacao-sanguinea/

Uma vez definida, a pergunta de pesquisa, é necessário buscar de forma padronizada se já existem trabalhos que tratem desse tema.

De acordo com Palaskar (2017), o uso da estratégia PICO resulta em uma pergunta de pesquisa bem construída que leva a um desenho de estudo (metodologia) que trará o mais alto nível de evidência.

Resumindo

Tem um problema que deseja resolver através de uma pesquisa? Aplique a estratégia PICO para elaborar a pergunta que te conduzirá a resposta esperada. Lembre que embora ela seja majoritariamente aplicada para estudo clínicos, você também pode aplicá-la caso sua pesquisa não seja clínica.

Referências

Palaskar JN. Framing the research question using PICO strategy. J Dent Allied Sci 2017;6:55

Santos et al. A estratégia PICO para a construção da pergunta de pesquisa e busca de evidências. Rev. Latino-Am. Enfermagem 2007; 15.

Vamos estender esse post?

Deixe nos comentários outras dúvidas que você tem sobre pergunta de pesquisa. Ficarei feliz em poder te ajudar =D

COMPARTILHE