Currículo lattes: importância e como cadastrar

COMPARTILHE

Você quer fazer pós-graduação, nunca ouviu falar em currículo lattes ou não sabe como cadastrar? Então confira esse post e fique por dentro de tudo sobre o currículo mais famoso na área acadêmica.

O que é currículo lattes?

O currículo lattes faz parte da Plataforma Lattes do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) onde o pesquisador ou aspirante a pesquisador cadastra todas as suas informações de ordem pessoal, acadêmica, científica e cultural.

O currículo lattes é exclusivo do Brasil, mas é tão bom que deveria ser usado internacionalmente. Ele é muito completo, fácil de preencher e possui todas as informações de trabalho (principalmente acadêmico) de forma bastante detalhada.

O currículo lattes é largamente utilizado na área acadêmica em qualquer lugar do Brasil, pois detalha a experiência dos profissionais. O currículo lattes atualizado é requisito obrigatório em qualquer seleção, desde mestrado, doutorado, concessão de bolsas de estudos, aprovação de projeto até concurso para docente.

Para CONHECER qualquer pesquisador brasileiro, basta BUSCAR o nome dele no link http://lattes.cnpq.br/ .

Como cadastrar o currículo lattes?

Siga o passo a passo abaixo para cadastrar corretamente o seu currículo:

Currículo lattes: importância e como cadastrar 2
Consulte o endereço http://lattes.cnpq.br/ e selecione a opção: cadastrar novo currículo
Currículo lattes: importância e como cadastrar 3
Preencha todos os campos com suas informações de e-mail, senha e digite os caracteres que você observa na imagem que aparecer na sua tela.
Currículo lattes: importância e como cadastrar 4
Preencha todos os campos com suas informações pessoais.
Currículo lattes: importância e como cadastrar 5
Preencha as suas informações de endereço.
Currículo lattes: importância e como cadastrar 6
Preencha as suas informações acadêmicas.
Currículo lattes: importância e como cadastrar 7
Preencha as suas informações profissionais.
Currículo lattes: importância e como cadastrar 9
Certifique-se que todas as informações estão corretas e são verdadeiras e envie ao CNPq. Eles demoram até 24h para liberar o seu acesso à plataforma. Observe que é obrigatório inserir uma foto sua.

Por que é importante deixar o currículo lattes atualizado?

É fundamental manter o seu currículo atualizado, pois isso demonstra que você está constantemente se atualizando e tem zelo por manter as informações do seu currículo sempre recentes.

Além disso, se você sempre que tiver uma informação nova, cadastrar, dificilmente irá esquecer de colocar algo.

Em processos seletivos como mestrado, doutorado, concurso para professor e até mesmo aprovação de projetos de solicitação de recursos financeiros, é obrigatório apresentar o lattes devidamente atualizado.

Nesses processos seletivos, o currículo lattes deve ser comprovado, ou seja, você deve ter o comprovante de cada experiência que estiver discriminada no seu currículo, desde certificado de resumo de congresso, até as suas titulações. Esse cuidado é fundamental para segurança das informações apresentadas.

Veja que se você não atualizar constantemente o seu currículo, corre um sério risco de esquecer alguma informação. Já pensou ser desclassificado por um décimo não comprovado no currículo?

Não dê esse vacilo! Teve um certificado novo? Já cadastra no lattes e guarda o mesmo numa pastinha para quando precisar 😉

Vamos estender esse post?

Deixe nos comentários outras dúvidas que você tem sobre currículo lattes. Ficarei feliz em poder te ajudar =D

COMPARTILHE