A forma infalível de definir a metodologia da pesquisa

COMPARTILHE

Costumo comparar a nossa pesquisa acadêmica com uma escada, na qual cada degrau representa uma etapa do estudo. Para que a gente atinja com sucesso o último degrau da escada, que é o sonhado título, é necessário pensar na escada como um todo. Quer aprender a forma infalível para definir a metodologia da sua pesquisa? Entenda essa comparação.

Não deixe de fora nenhuma metodologia essencial para a pesquisa

Se cada degrau representa uma etapa do estudo, eu só chego no próximo, se tiver concluído com êxito a etapa anterior, concorda? Então em todo trabalho, é fundamental pensar nele de forma completa. E com a metodologia não é diferente. Pois ela é a parte decisiva para o sucesso da sua pesquisa.

Se você não pensar no seu trabalho como começo, meio e fim, desde que teve a ideia, você pode deixar de incluir metodologias que seriam imprescindíveis para responder a sua pergunta de pesquisa.

Avaliando projetos de mestrado em um seminário de pós-graduação em Ciências Farmacêuticas, eu identifiquei em todos os trabalhos, que faltavam metodologias que eram a peça-chave para atender àquelas pesquisas. Então, te dou um conselho, siga essas dicas e não cometa erros comuns.

Não caia na besteira de pegar o trabalho do seu colega e copiar toda a metodologia achando que ela se aplica totalmente ao seu trabalho, por que isso pode não ser verdade. A sua pergunta de pesquisa pode ser diferente da dele.

Os aspectos mais importantes de uma boa metodologia de pesquisa

  1. A metodologia é a ferramenta utilizada para responder cada objetivo específico da sua pesquisa.
  2. A escolha da metodologia adequada, é fundamental para gerar resultados de qualidade e consequentemente, confirmar a hipótese da pesquisa.
  3. Escreva a sua metodologia com a maior riqueza de detalhes possível, para que qualquer pessoa do mundo inteiro, consiga reproduzir exatamente o que você fez ou irá fazer.

Veja esse exemplo da minha tese:

A forma infalível de definir a metodologia da pesquisa 1
Viu como tudo está conectado?

No nosso e-book “Os 8 erros mais comuns em uma dissertação ou tese, e como resolvê-los” (http://sejaphd.com/8-erros-comuns-dissertacao-tese-como-resolver), dentre outras dicas, tratamos de como definir os objetivos e a melhor forma de escrever a hipótese da pesquisa. Confere lá.

Ah, e eu tenho uma dica extra para você!

Parece simples, mas muita gente se confunde em qual tempo verbal usar na metodologia. Aqui vai o pulo do gato!

Se você está escrevendo o projeto a ser desenvolvido, os verbos sempre devem estar no futuro. Por exemplo: será realizado, serão analisados, desenvolveremos, etc.

Mas quando você está escrevendo a dissertação ou tese, onde toda a metodologia já foi executada, lembre de colocar os verbos sempre no passado. Por exemplo: foi realizado, foi analisado ou analisou-se, foi desenvolvido ou desenvolvemos, etc.

Veja que não usamos presente em nenhuma dessas situações. É comum encontrar erros assim nas dissertações e teses. Fique ligado(a)!

Resumindo…

  • Tenha bem definida qual é a pergunta que a sua pesqusia irá resolver;
  • Pense nas metodologias que te darão as melhores respostas. Não deixe nenhuma delas de fora.
  • E lembre-se: copiar a metodologia do colega, sem pensar criticamente se ela realmente se aplica à sua pesquisa, pode ser o maior erro da dissertação ou tese. E esse erro, um avaliador reconhece ao bater os olhos no trabalho. Cuidado.

Não passe perrengue, siga as nossas dicas 😉

Vamos estender esse post? Deixe nos comentários as suas maiores dificuldades em definir a metodologia dos seus projetos.

Continue navegando aqui no blog para conhecer outras sacadas importantes para a sua pós-graduação! Siga-nos também no FacebookInstagram e inscreva-se no nosso canal no Youtube.

COMPARTILHE