4 dicas infalíveis para você escrever os resultados e discussão

COMPARTILHE

Chegou a hora de escrever os resultados e discussão do seu trabalho e você não sabe por onde começar?

É muito comum lermos resultados e discussão bem pobres de discussão. Esse tipo de leitura de cara demonstra ao avaliador a insegurança do aluno no momento da escrita.

Se você não quer passar por isso, não deixe de conferir esse post que está repleto de dicas infalíveis para te ajudar a escrever essa seção tão importante da sua pesquisa

Por que a seção de resultados e discussão é tão importante?

Todas as partes de um trabalho acadêmico sao importantes e se completam. Mas a seção de resultados e discussão é o coração da pesquisa, são os resultados e discussão que todos querem ver, afinal, é lá que a hipótese do estudo será confirmada ou refutada.

1. O que fazer depois que o resultado foi coletado?

Fez o experimento, a análise ou avaliação do paciente, chegue em casa, organize esse resultado e escreva no seu caderno de pesquisa, as informações cruciais que aquele resultado te dá e guarde isso a 7 chaves. Você também pode digitar e salvar isso na nuvem, que é até mais seguro. Esse momento é fundamental para a fase posterior de discussão desse dado. Pois você já terá um rascunho do que precisa ser discutido e também para decidir se precisa repetir a análise.

Além disso, existem aquelas situações em que um resultado gera outro questionamento e numa pesquisa, precisamos deixar tudo esclarecido. Nesse caso, pode acontecer de novos testes precisarem ser realizados. Se você executar a sua metodologia dentro do cronograma definido, pode te sobrar tempo para realizar essas análises adicionais que emergiram no caminho, para deixar o seu trabalho ainda mais robusto.

O que é estressante, é você não fazer esse gerenciamento do tempo e chegar na qualificação e perceber que faltou algum resultado ou ser cobrado a realizar uma série de novos experimentos, para responder novos questionamentos gerados na pesquisa e não ter mais tempo hábil para isso. Essa é uma situação muito delicada e pode até acarretar em pedidos de prorrogação. E quando se está numa pós-graduação, o sentimento é de fechar e não prorrogar aquele ciclo.

2. Qual a melhor forma de apresentar o resultado?

No momento de organizar os resultados, concentre-se em escolher a ilustração que melhor apresente seu dado.

Lembre-se que ilustração pode ser figura, tabela ou quadro!

Tabela não tem as bordas laterais e é utilizada principalmente para expressar dados quantitativos que foram analisados estatisticamente. Seu resultado também pode ser apresentado em quadro, que possui borda lateral e é bastante utilizado para apresentar dados quanti e qualitativos.

Você irá perceber qual a melhor forma de organizar o seu dado, isso vai depender do volume de informação que a sua pesquisa tem.

Por exemplo, eu apliquei um questionário de 13 questões, se eu fosse apresentar essas respostas em tabela, o leitor poderia ficar confuso, pela quantidade de dados que teria ali. Diante disto, eu optei por fazer um mapa de calor, que facilitaria a compreensão dos dados. E esse gráfico não foi questionado nem na qualificação nem na defesa.

Outra forma é, você observar em trabalhos semelhantes ao seu, como que os dados são apresentados. Por exemplo, se você fizer uma análise em um equipamento, normalmente o dado será expresso em gráfico. Embora isso possa variar de cada área e a depender do resultado coletado.

Caso opte por representar o seu resultado graficamente, eu tenho outra dica para vc:

  • Organize as imagens que contém informações complementares em figura única. Por exemplo: Digamos que no seu trabalho você caracterizou uma amostra, seja formulação ou pacientes e depois a testou. Vamos focar em uma caracterização sociodemográfica da sua amostra. Nessa caracterização provavelmente você tem vários gráficos, um de idade mais frequente dos pacientes, outro de renda média mensal, outro de sexo, escolaridade, etc. Ao invés de apresentar esses dados como figuras separadas, você pode colocar todos esses gráficos em figura única. Dessa forma, o leitor vai correlacionar aquelas informações de forma mais simples. Quando os dados são apresentados em figuras separadas, fica mais difícil de fazer relações entre os dados no momento da compreensão.

Observe que os artigos publicados em revistas de elevado fator de impacto fazem isso. Essa tem sido a nova tendência na forma de apresentar os resultados. Que em artigos é ótima, pois algumas revistas limitam o número de ilustrações.

3. Como escrever os resultados e discussão?

Agora que você já tem os resultados organizados nas devidas ilustrações, já sabe quais os pontos fortes que eles possuem e que não podem ser esquecidos na discussão, também já definiu a sequência de apresentação dos dados que torna a história do seu trabalho coerente, está quase na hora de começar escrever.

Antes disso, se você estiver escrevendo um artigo, só precisa ficar atento na norma da revista para saber se a seção de resultados e discussão pode ser escrita de forma conjunta. Se sim, maravilha, você escreve e já discute, eu acho mais fácil. Se não, você escreve o resultado de forma bem crua. “O resultado expresso na figura x representa y”. E na discussão irá de fato explicar o significado daquele resultado e confrontar com dados da literatura.

Perceba que ter toda essa preparação vai facilitar muito na hora de escrever. Mas o que escrever nos resultados e discussão?

O segredo para escrever essa seção é:

  • Olhar para o seu resultado e analisar criticamente o que ele quer dizer.
  • Depois disso, procurar na literatura outros trabalhos que corroboram com o seu.

Mas não é dizer: “esses resultados estão de acordo com fulano de tal e tocar o barco”. Eu fiz muito isso no início e não quero que você cometa o mesmo erro.

Digamos que sua pesquisa é sobre óleo essencial de sambacaitá que foi coletado no mês de junho na cidade de Aracaju. Então você escreve que nessa amostra foi observado um teor de 70% de um sesquiterpeno que tem atividade antiinflamatória. Esse foi o resultado observado, em seguida você irá pesquisar o que outros trabalhos semelhantes encontraram, para confrontar o seu resultado com outros que já existem, e mostrar que o seu está ou não de acordo.

Então você faz a pesquisa e observa que existem mais 2 trabalhos também com o óleo essencial dessa planta. Ai escreve: “Fulaninho em 2014 observou que o óleo essencial de sambacaitá coletado no município de São Cristovão, no mês de janeiro obteve 50% desse sesquiterpeno”. “Já siclaninho em 2019 coletou também em janeiro uma amostra no mesmo local (que você) e observou um teor também de 50%”. Diante disto, você vai fazer a sua análise crítica, dizendo que a discrepância do seu resultado pode estar relacionada a menor incidência de luz no mês de junho, por se tratar de inverno na região de coleta e pelo fato de a temperatura estar mais amena, os constituintes são produzidos em maior quantidade.

Perceba que nesse exemplo, primeiro eu falei da amostra, das características dela e quando eu vou comparar com outros trabalhos eu digo qual foi a amostra e em que condições ela estava para depois comparar o resultado.

4. Seu resultado não foi o esperado?

Nesse caso, a sugestão é que você repita quantas vezes forem necessárias para confirmar que realmente o resultado é aquele. Nesse caso, sua hipótese será rejeitada. Lembre-se que resultado negativo também é resultado!

Ou pode ter acontecido alguma falha no protocolo e depois de algumas repetições você conseguiu chegar ao resultado desejado e confirmar a sua hipótese.

Ah, eu tenho 2 dicas extras para você!

  • Você nunca deve dizer que o seu resultado afirma ou confirma algo. O estudo tem vários resultados e eles são como um quebra-cabeca para responder a sua pergunta de pesquisa. Um resultado sozinho vai sugerir algo, mas nunca afirmar nada.
  • Você não pode escrever/falar: “” figua x mostra tal coisa”, pois as figuras são inanimadas, elas não mostram nada. Você pode escrever algo assim: “os resultados apresentados na figura x sugerem y”. Cuidado com esses termos! 😉

RESUMINDO…

Fez um experimento, já plota o gráfico, tabela ou quadro e anota num rascunho o que aquele resultado quer dizer. Depois que tiver todas as ilustrações prontas, decide qual a melhor sequência para organizar os seus dados a fim de contar uma história convincente. Em seguida escreve, dizendo o que é o seu resultado e compara criticamente com outros trabalhos que já existem.

Vamos estender esse post?

Deixe nos comentários outras dúvidas que você tem sobre como escrever os resultados e discussão. Ficaremos felizes em te responder =D

Para ver outras dicas importantes para os seus textos acadêmicos, continue navegando pelo blog, siga-nos nas nossas redes sociais e increva-se no nosso canal no Youtube.

COMPARTILHE