3 dicas para não errar nas imagens da dissertação, tese ou artigo

COMPARTILHE

Quando você está escrevendo a dissertação, tese ou artigo, fica em dúvida em que imagem usar, como citá-la ou se precisa fazer alguma modificação? Confira esse post e conheça 3 dicas infalíveis sobre as imagens dos seus textos acadêmicos.

1. Posso usar figuras em inglês na dissertação/tese?

As figuras são ilustrações que visam enriquecer o corpo da dissertação ou tese, e são muito bem vindas na revisão da literatura. Pois facilitam o entendimento da mensagem que está sendo transmitida ao leitor.

É comum encontrar em artigos, figuras que cairiam super bem para ilustrar alguma informação ao longo da dissertação ou tese. Mas se o seu texto é em português, você não deve colocar a imagem com texto em inglês.

Uma forma de contornar isso, é inserindo caixinhas de texto em cima dos termos em inglês e traduzí-lo para português.
Conforme exemplo abaixo:

3 dicas para não errar nas imagens da dissertação, tese ou artigo 1

*Observe que a legenda da figura é em cima, com uma descrição que vale por si só. Ou seja, sem necessidade de recorrer ao texto para entender a mensagem que a imagem transmite. E isso é norma da ABNT, conforme discutimos no nosso post http://blog.sejaphd.com/tudo-que-voce-precisa-saber-sobre-as-normas-da-abnt/.

2. Precisa pedir autorização da revista para reuso de imagens?

Você deve ter observado no exemplo acima que a fonte diz: “Reproduzido de Pop e Almquist com permissão”.

Mas o que isso significa?

Isso quer dizer, que a imagem utilizada foi autorizada pela revista.

Quando um artigo é publicado, o autor transfere os direitos autorais para a revista.

Desse modo, quando qualquer pessoa quer usar uma tabela, imagem ou quadro de um artigo, precisa obrigatoriamente pedir autorização da revista.

Esse é um procedimento simples e similar a uma compra online, que pode ter custo zero ou pode ser cobrado um valor. E esse é um critério decisivo na escolha das imagens para ilustrar a sua dissertação, tese ou até mesmo artigo científico.

Essas autorizações são exigidas pela ABNT e também pelas revistas quando se vai publicar um artigo que possui imagens de outras fontes.

Antes de usar as imagens da minha tese, fiz todas as solicitações de permissão as revistas e quando elas cobravam, eu procurava outra imagem. E vou te confessar uma coisa: a banca elogiou! Pois, mesmo sendo norma da ABNT, poucas pessoas fazem isso. Seja diferenciado(a)! SejaPhD!

No nosso e-book os 8 erros mais comuns em uma dissertação ou tese e como resolvê-los, temos um passo-a-passo explicando cada etapa para aquisição da autorização de uso da imagem. Para acessar o e-book é só clicar nesse link: http://sejaphd.com/8-erros-comuns-dissertacao-tese-como-resolver

Mas existem revistas que possuem licenças gratuitas (do inglês creative commons licence) para a distribuição de artigos protegidos por direitos autorais. Nesses casos, não precisa pedir autorização, é só citar a fonte de onde a imagem foi retirada.

3. Como comprovar as autorizações?

Você pode estar se perguntando: “Como comprovar que a autorização da imagem foi solicitada ?”.

Ao submeter o artigo ou dissertação/tese, você não precisa apresentar as autorizações.

Mas caso haja suspeita de plágio, você pode ser solicitado a apresentar as permissões.

Por isso, é interessante salvar todas as autorizações e criar um arquivo dizendo que todas as permissões foram concedidas, conforme exemplo abaixo:

3 dicas para não errar nas imagens da dissertação, tese ou artigo 2
Perceba que numa coluna você coloca o número da figura, depois o tipo, ou seja, se é uma imagem com direito autoral ou se é licença gratuita e de que revista. E depois coloca o status, se foi citado (no caso de creative common license) ou se a permissão foi obtida.

Você deve guardar esse arquivo junto com os comprovantes de permissão em uma pasta no computador, e caso seja solicitado apresenta, demonstrando que você fez tudo dentro dos conformes. Seja organizado(a). Se não conseguir a licença gratuita daquela figura, escolha outra 😉

Resumindo…

  • Sempre use as imagens no mesmo idioma que o texto. Lembre-se que você pode editar a imagem para fazer a tradução.
  • Solicite autorização às revistas de todas as imagens, tabelas e quadros utilizados. Consulte o nosso e-book com o passo a passo para essa solicitação: http://sejaphd.com/8-erros-comuns-dissertacao-tese-como-resolver
  • Organize um arquivo com todos os status de permissões de reuso das imagens.

Ah e eu tenho dicas extras para você =D

  • Caso a imagem seja sua e você esteja utilizando-a na revisão da literatura, por exemplo, deve-se escrever: Fonte: A(O) autor(a).
  • Mas se a imagem for de outra pessoa, deve-se colocar que a imagem está sendo reproduzida com permissão e colocar a referência ou se for creative common licence, apenas cita o autor.
  • Nos resultados, não coloca fonte, pois eles são dados originais da sua pesquisa.

Vamos estender esse post?

Se você ainda tem alguma dúvida sobre como solicitar autorização da revista para uso das imagens, deixa nos comentários desse post, que ficaremos felizes em poder lhe ajudar.

Se você seguiu essas dicas, deixa também um feedback pra gente aqui nos comentários, contando como foi a sua experiência, se deu certo, se a banca gostou de você ter solicitado as permissões para reuso das imagens =D

Para ver outras dicas importantes para os seus textos acadêmicos, continue navegando pelo blog, siga-nos nas nossas redes sociais e increva-se no nosso canal no Youtube.

COMPARTILHE