5 elementos essenciais para ter o seu texto nas normas da ABNT

COMPARTILHE

Quando você está escrevendo a sua dissertação ou tese, cansa de procurar as normas para trabalhos acadêmicos no site da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e tem dificuldade de encontrá-las? Então continue lendo esse post para descobrir porque isso acontece, onde encontrá-las e o mais importante: como não cometer o erro de não formatar o seu trabalho seguindo essas normas.

Porque o acesso às normas da ABNT é difícil?

A ABNT é uma entidade privada, sem fins lucrativos que exerce dentre outras atividades, a normatização para textos acadêmicos, como TCCs, dissertações, teses, etc.

Por isso, as normas que ela publica, são pagas (a um preço relativamente acessível, que varia de acordo com a norma) e consequentemente, não são disponibilizadas de forma gratuita no site.

Onde encontrar as normas da ABNT atualizadas?

Mas não precisa se preocupar. Essas normas são atualizadas periodicamente e as universidades tem acesso a esse conteúdo e disponibiliza através de manuais em seus websites. Como por exemplo: http://www.bibliotecadigital.ufrgs.br/da.php?nrb=001089322&loc=2019&l=bd56248ea63e9fee

Também é possível verificar essas normas na instrução normativa do seu Programa de Pós-Graduação (confira o site do seu PPG), onde são apresentadas todas as dicas que você precisa saber para escrever o seu trabalho de acordo com as normas vigentes e não passar pelo constrangimento da banca te cobrar isso (porque se você não usar as normas da ABNT, sem dúvidas, a banca vai pedir para você o fazer).

Além disso, as instruções normativas trazem exemplos da estrutura que a dissertação ou tese deve seguir, como que tem que ser a capa, folha de rosto, sumário etc…

Outra forma de ter acesso à essas informações, é acompanhando o nosso blog SejaPhD, onde, dentre outras coisas, desmistificamos as normas da ABNT. Vem com a gente!

O que é preciso formatar na sua dissertação ou tese, para ficar de acordo com as normas da ABNT?

Confira na instrução normativa do seu programa, a estrutura que a sua dissertação ou tese dever ter, incluindo os elementos pré e pós-textuais que são obrigatórios. Por exemplo:

5 elementos essenciais para ter o seu texto nas normas da ABNT 1
Atente-se para os elementos que costumo chamar de “optatórios” como agradecimentos, lista de figuras/quadros/tabelas, lista de abreviaturas e siglas, apêndice(s) e anexo(s) que embora opcionais, são elementos normalmente requeridos pela banca nos momentos de qualificação a fim de facilitar o entendimento de quem vai ler o seu trabalho.

No caso dos agradecimentos, temos um post exclusivo sobre isso aqui  no nosso blog (http://blog.sejaphd.com/saiba-porque-escrever-os-agradecimentos-no-seu-trabalho-te-economiza-algumas-criticas-da-banca/). Não deixe de conferir para entender porque considero esse elemento “optatório”.

Além dessas dicas, saiba quais são as normas básicas de digitação para formatar a sua dissertação ou tese:

  • Espaçamento: 1,5. Exceto: citações longas, notas de rodapé, referências, legendas das ilustrações e das tabelas, ficha catalográfica, dados da folha de rosto e capa. Onde o espaçamento deve ser simples (1,0).
  • Fonte: Arial ou Times New Roman
  • Tamanho da fonte: 12. Exceto: citações longas, notas de rodapé, paginação e legenda das ilustrações. Nesses casos, a fonte deve ser de tamanho menor que 12. Normalmente usa-se 10 ou 11. Mas atenção, tem que padronizar. Se escolher 10, você deve usar tamanho 10 em todas essas situações.
  • Figuras: A descrição da figura fica em cima da imagem. Mas a legenda embaixo da figura. Veja o exemplo:
5 elementos essenciais para ter o seu texto nas normas da ABNT 2
Observe que a descrição da Figura deve valer por si só, não dependendo do texto para ser entendida. Também é norma da ABNT pedir autorização do autor ou revista (em caso de artigos publicados, onde o direito autoral passa a ser da revista) para uso de imagens de outros trabalhos e colocar como “Fonte” abaixo da imagem.

ATENÇÃO!!!

No nosso e-book “Os 8 erros mais comuns de uma dissertação de mestrado ou tese de doutorado, e como resolvê-los” temos um passo a passo de como conseguir essa autorização da revista. Para ter acesso é muito fácil: só clicando nesse link http://sejaphd.com/8-erros-comuns-dissertacao-tese-como-resolver?utm_source=blog&utm_medium=banner1&utm_campaign=8erros&utm_content=bannerlaranja

  • Referências: alinhadas à esquerda, espaçamento simples, com um espaço em branco entre cada referência. O título das referências, por não ser enumerado, deve ser centralizado.

Resumindo…

  1. A ABNT faz as normas que regem dentre outras áreas, a formatação de textos acadêmicos e cobra ($) por elas.
  2. As universidades acessam essas normas e disponibilizam manuais com as normas atualizadas, gratuitamente.
  3. Confira as normas de digitação e estrutura que você deve seguir ao escrever a sua dissertação ou tese.

Ah e eu tenho uma dica extra para você!

Escreva a sua dissertação ou tese sempre olhando a instrução normativa do seu Programa de Pós-Graduação. Dessa forma, suas chances de errar na formatação e estrutura do trabalho, serão praticamente 0! E lembre-se, se você errar nisso, a banca vai pedir para você corrigir. Então evite essa crítica, deixe para a banca apenas outras sugestões construtivas acerca do teor da sua pesquisa.

Vamos estender esse post?

Se você ainda tem alguma dúvida sobre as normas da ABNT, deixa nos comentários desse post, que ficaremos felizes em poder lhe ajudar.

Se você seguiu essas dicas, deixa também um feedback pra gente aqui nos comentários, contando como foi a sua experiência, se deu certo, se a banca gostou da formatação do seu trabalho =D

Para ver outras dicas importantes para os seus textos acadêmicos, continue navegando pelo blog, siga-nos nas nossas redes sociais e increva-se no nosso canal no Youtube.

COMPARTILHE