4 Dicas matadoras para escrever um resumo

COMPARTILHE

Você também é daquelas pessoas que não sabem exatamente como escrever um resumo? Sabia que existe estrutura para isso? Confira esse post e fique ligado(a) em todas as dicas da SejaPhD para você arrasar na escrita dos próximos resumos.

1. O que é um resumo?

Meu primeiro texto acadêmico foi um resumo expandido de congresso. Talvez você esteja como eu naquele momento: sem saber por onde começar. Eu não sabia o que era, qual estrutura, nem como escrever. Sofri por estar completamente perdida. Por isso, estou aqui para te ajudar, pois não quero que você passe por isso. Você não precisa passar por isso.

Mas afinal, o que é um resumo?

O resumo nada mais é do que uma síntese, um retrato do seu trabalho.

O resumo também pode ser definido, para fins didáticos, como o cartão de visita da sua pesquisa. Pois é o segundo contato do leitor com o seu trabalho.

Seja em um congresso, trabalho de conclusão de curso (TCC), dissertação, tese, artigo ou patente, o resumo é a segunda coisa que o leitor lê (primeiro é o título) para conhecer a sua pesquisa e saber se vale a pena ir a fundo e ler o texto na íntegra.

Por isso, é preciso que o resumo esteja bem escrito, seja compreendido independente da leitura completa do texto, contemple toda a estrutura do seu estudo e destaque os achados mais importantes da pesquisa.

2. Quais os tipos de resumo?

De acordo com Pereira (2018), um resumo pode ser classificado de acordo com o conteúdo ou em relação à forma de apresentação.

Quanto ao CONTEÚDO:

  • Resumo indicativo ou descritivo: indica o que o leitor encontrará no texto, mas não apresenta resultados nem conclusão. É mais usado em revisões não sistemáticas (que não tem estrutura específica) e patentes (por tratar-se de conteúdo sigiloso. Para saber mais: http://blog.sejaphd.com/como-escrever-uma-patente/).
  • Resumo informativo: contém a estrutura do texto – introducão, objetivo, metodologia, resultados e conclusão. Este é daqueles tipos de resumo, onde de fato o leitor terá uma fotografia da pesquisa e decidirá se fará a leitura completa do texto. Útil em artigos originais, revisões, relatos de caso etc (para mais informações sobre estes tipos de artigos leia: http://blog.sejaphd.com/entenda-as-diferencas-dos-3-tipos-de-artigos-cientificos/

Quanto à FORMA DE APRESENTAÇÃO:

  • Resumo narrativo: é aquele escrito em texto corrido, em geral, em um parágrafo. Ex: resumos de congresso, resumos de patente.
  • Resumo estruturado: dividido em seções ou parágrafos que revelam a estrutura do trabalho. Ex: Introdução, objetivo, metodologia, resultados, conclusão (não necessariamente os nomes dessas seções precisam estar escritas. Em alguns casos, a estrutura é seguida mas os nomes das seções são omitidos, pois o texto reflete a seção por si só. Mas é preciso ver as normas da revista ou do programa e graduação/pós-graduação). Bastante usado em resumos de artigos, resumos de TCC, dissertação, tese, projeto.

Você pode escrever um resumo para:

  • CONGRESSO: esse resumo pode ser de tamanho convencional, ou seja, aproximadamente 250 palavras) ou expandido (em torno de 4 páginas e tem estrutura de um artigo. Confira as normas do evento). Capriche no seu resumo, ele deve ter uma leitura bem instigante e convincente, fazendo uso da linguagem técnico-científica, para concencer os avaliadores e seu resumo ser aprovado para apresentação no evento.
  • PROJETO DE PESQUISA: O resumo de projeto contempla introdução, objetivo geral, metodologia e impactos previstos com a pesquisa. Veja nas normas quantas palavras ou caracteres essa seção pode ter. Atente-se para uma excelente definição do problema e proposta de resolução, pois isso vai ajudar na pontuação do projeto, seja para seleção ou aquisição de recurso.
  • TCC
  • DISSERTAÇÃO DE MESTRADO
  • TESE DE DOUTORADO
  • O resumo de um TCC, dissertação ou tese, também deve seguir as normas do programa quanto ao número de caracteres e deve contemplar toda a estrutura do trabalho. Lembre-se que o resumo é o cartão de visita da pesquisa, que só será lida na íntegra se o resumo despertar interesse no leitor. Para este tipo de trabalho, normalmente os resumos são maiores (em torno de 500 palavras) e por isso você tem mais espaço para caprichar, sem ser reduntante e repetitivo(a).
  • ARTIGO: Os resumos de artigo também devem ser estruturados e apresentar todas as seções da pesquisa. É importante destacar que os aspectos éticos, seleção e tamanho da amostra, tipo e local do estudo, qual foi a intervenção realizada (para estudos originais – http://blog.sejaphd.com/entenda-as-diferencas-dos-3-tipos-de-artigos-cientificos/), devem constar na metodologia.
  • PATENTE: Os resumos de patente são normalmente curtos, narrativos e indicativos e não se aprofundam muito no método, pois trata-se de informação sigilosa.

Normalmente em resumos de congresso, TCC, dissertação, tese e artigo utiliza-se os resumos informativos narrativos ou informativos estruturados.

Sim, é possível usar duas classificações.

Pois nestes resumos, é importante manter a estrutura do texto. Até porquê na maioria dos casos, a leitura acaba no resumo. Por isso é fundamental que ele retrate bem a pesquisa e seja convidativo à leitura na íntegra do trabalho.

E acredite, a maioria dos trabalhos pecam na escrita de um bom resumo.

3. Como escrever cada seção do resumo?

Ao ler o resumo, como já foi dito, o leitor precisa decidir se vai ou não ler o seu estudo na íntegra. Por isso, um bom resumo deve ter início, meio e fim e ser entendido por si só, sem a necessidade de ler o texto completo para entender do que se trata. Para tal finalidade, um resumo informativo é mais adequado.

3.1. Introdução

A introdução do resumo deve ser curta, objetiva e contemplar as respostas à estas perguntas:

  • Qual o problema de pesquisa?
  • Qual o tamanho do problema ou Impacto em números desse problema? (Ex: quantas pessoas/animais/plantas são afetad(o)as por esse problema?)
  • Por que as soluções vigentes não são tão efetivas?

3.2. Objetivo

Deve começar com verbo no infinitivo e conter:

  • O que foi feito na pesquisa?

3.3. Metodologia

Brevemente explicar o passo a passo realizado para atingir o objetivo.

  • Qual tipo de estudo?
  • Como foi feita a pesquisa?
  • Local do estudo?
  • Seleção e tamanho da amostra?
  • O que foi feito na pesquisa?
  • Como os dados foram analisados?
  • Foi aprovado em comitê de ética ou teve protocolo registrado? Qual o número?

3.4 Resultados

Aqui você deve escrever o que foi encontrado na pesquisa.

  • Qual o principal achado? Esse resultado deve estar associado a significância estatística, se houver.
  • Caso seja um resumo de dissertação ou tese, onde você tem mais espaço para escrever, vale a pena colocar outros resultados secundários que também são importantes para responder a sua pergunta de pesquisa.

3.5. Conclusão

A conclusão precisa responder ao objetivo. Então, leia novamente o objetivo e escreva a conclusão de modo que ela seja uma resposta ao objetivo. Vale a pena também colocar possíveis desdobramentos da pesquisa, como esse estudo contribuiu para o campo. Mas nada de: “novos estudos são necessários”. Esta frase nunca deve constar na conclusão.

Para projetos de pesquisa, como a pesquisa ainda não foi realizada, o resumo não possui resultados, nem conclusão. Logo, deve ir até metodologia e finalizar com o que é esperado desse estudo e como ele pode impactar a área.

4. Erros mais comuns em resumos

  • Uma das maiores dificuldades na hora de escrever o resumo, é não ser sucinto(a). Essa dificuldade pode comprometer a qualidade do seu resumo. Pois resumos que ultrapassam o número de palavras ou caracteres previsto nas normas seja do congresso, da revista ou do programa de graduação/pós-graduação, são devolvidos para adequação às normas, além de serem exaustivos de ler.

Para evitar este problema, exercite a sua capacidade de síntese! Outra estratégia é fazer uso de abreviaturas, DESDE QUE escreva por extenso uma vez e depois use as abreviações.

  • Se o resumo for para congresso, pode acontecer de submeter na área temática errada.

Para evitar, leia com cuidado as áreas disponíveis no evento e selecione aquela que enquadra perfeitamente o seu trabalho.

  • Outro erro é a falta de informações adequadas da pesquisa ou informações contraditórias.

Uma dica bastante útil para resolver esse problema é: escrever o resumo quando o trabalho estiver finalizado. Pois você terá a oportunidade de fazer várias leituras na íntegra para relembrar do seu estudo como um todo, com ênfase nos achados mais importantes. Pois estes serão fundamentais na escrita de um bom resumo. Além disso, ao escrever o resumo, é necessário, ler, reler e reler. Tanto para adequar as normas, quanto para retirar frases ou palavras que contradizem ou que não estão legais no texto.

  • Não se deve colocar referências, figuras ou tabelas em resumos de congresso convencionais, resumos de artigo, resumos de TCC, resumos de dissertação, resumos de patente, tese ou projeto. A menos que seja um resumo expandido de congresso. Por isso, sempre é necessário conferir as normas do evento.
  • Copiar frases do texto e colar no resumo, também é um erro comum e que não pode acontecer.

Ah, e eu tenho algumas dicas extras para você!

  1. De modo geral, um resumo tem em torno de 250 palavras. Mas é preciso consultar as normas do congresso, revista ou programa de graduação/pós-graduação para conhecer quantas palavras necessariamente precisam conter no resumo. Pois existem situações que requerem 200 palavras, outras resumos expandidos (em torno de 4 páginas ou 1000 caracteres).
  2. Como já falei acima, o título é a primeira coisa lida no texto, por isso é preciso também ser muito bem escrito e abordar exatamente sobre o que a pesquisa trata.
  3. Apresentar trabalhos em congressos seja na modalidade oral ou poster é uma excelente oportunidade de divulgar a pesquisa, melhorar o currículo e fazer contatos que poderão ser futuros colaboradores.
  4. Revise várias vezes o seu resumo antes de submeter. Confira se não existem erros de concordância, plural, digitação. Se o texto está coeso, coerente e atraente.

Vamos estender esse post?

Deixe nos comentários se gostou desse conteúdo e as suas dúvidas sobre escrita de resumo. Ficarei muito feliz em ajudar =D

Referência

Pereira MG. Artigos científicos: como redigir, publicar e avaliar. Rio de Janeiro: Editora Guanabara-Koogan, 2018

COMPARTILHE