Descubra os 5 pontos que não podem faltar na revisão da literatura da sua dissertação ou tese

COMPARTILHE

Qual é a sua sensação ao escrever a revisão da literatura? Nesse post, eu vou te mostrar algumas estratégias que poderão mudar completamente o sentimento de confusão ao escrever essa parte tão importante da sua dissertação ou tese.

Confira essas dicas e evite que a banca peça para você reestruturar a revisão da literatura da sua dissertação ou tese. Porque acredite, isso é mais comum do que você imagina. Eu mesma passei por isso ao qualificar a minha dissertação de mestrado.

1. Organize as ideias da sua dissertação ou tese

Antes de começar a escrever, pense nos pontos mais fortes da sua pesquisa e anote cada um deles.

2. Use a infalível estratégia funil

Organize esses pontos do mais amplo até o mais específico. Essa é a famosa estratégia do funil.

Assim, o leitor irá entender a sequência lógica do seu estudo, pois ele irá acompanhar desde o problema (ponto amplo) até as possíveis formas de resolvê-lo (pontos específicos).

Seguindo essa estratégia, você não deixa nenhum item de fora. Na minha tese por exemplo, eu desenvolvi uma estratégia terapêutica para tratamento da insuficiência venosa crônica. Veja quais foram os itens abordados na revisão da literatura, usando o método do funil:

Descubra os 5 pontos que não podem faltar na revisão da literatura da sua dissertação ou tese 1
Perceba que o ponto mais amplo da pesquisa foi a doença e os pontos mais específicos foram nanopartículas e biomateriais. Que já introduzem ao leitor, a ideia do trabalho.

3. Deixe claro o que os pontos fortes do seu trabalho significam

O espaço da revisão da literatura é ideal para você definir e explicar bem os termos essenciais da sua dissertação ou tese.

Então se você está desenvolvendo uma alternativa terapêutica para tratar determinada doença. Comece definindo a patologia, explique a sua epidemiologia, depois apresente os tratamentos convencionais e quanto se gasta com os mesmos. E assim sucessivamente.

4. Use o paradoxo: citar os trabalhos clássicos e manter a sua revisão da literatura atualizada

Todo avaliador irá observar a atualidade das suas referências, mas também irá te cobrar os estudos pioneiros em determinada área.

A ciência é dinâmica e diariamente, milhares de novos artigos são publicados. Mostrar dados recentes, demonstra que você lê bastante e se preocupa em utilizar o melhor conhecimento daquele determinado tópico.

Todavia, é fundamental apresentar os primeiros trabalhos e dar um panorama do que se sabe até hoje. Por isso a importância de também citar os trabalhos clássicos que foram a base desse conhecimento.

Na minha tese por exemplo, fiz uma busca no Pubmed e gerei um gráfico mostrando todos os artigos que haviam sido publicados com a doença que eu trabalhei e as opções de tratamento que já foram desenvolvidas. Veja:

Descubra os 5 pontos que não podem faltar na revisão da literatura da sua dissertação ou tese 2
Essa é uma forma interessante para você introduzir os principais estudos que foram desenvolvidos na área da sua dissertação ou tese.

5. Apresente os principais achados que esses trabalhos demonstraram

Outro aspecto interessante é a forma de escrever.

No espaço da revisão de literatura, além de conceituar os principais termos usados na dissertação ou tese, você também deve escrever os achados mais importantes que os melhores trabalhos da área apresentaram.

Dessa forma, você fornece ao leitor um panorama do que já foi realizado na área de interesse da sua dissertação ou tese e evidencia as lacunas que o seu trabalho visa responder.    

Ah, eu tenho uma dica bônus para você!

Na revisão da literatura, de forma geral, não existe limite de páginas. Mas, alguns programas como o PPGCF da UFRGS, recomenda que o texto da revisão da literatura não ultrapasse 30% do total de páginas do trabalho ou do capítulo. Então, fique ligado(a) no que a normativa do seu programa diz.

Resumindo…

  • Organize as ideias.
  • Escreva os tópicos em ordem decrescente de abrangência.
  • Defina os termos mais importantes da sua dissertação ou tese.
  • Prefira utilizar as referências dos últimos 5 anos. Mas não deixe de citar os primeiros trabalhos daquele assunto.
  • Escreva os principais resultados, que outros grupos de pesquisa já observaram na área da sua pesquisa.

Vamos estender esse post?

Deixe nos comentários as suas principais dúvidas na hora de escrever a revisão de literatura da sua dissertação ou tese.

Para ver outras dicas importantes para os seus textos acadêmicos, continue navegando pelo blog, siga-nos nas nossas redes sociais e increva-se no nosso canal no Youtube.

COMPARTILHE