Descubra como escrever a cover letter do seu artigo científico

COMPARTILHE

Você sabe o que é uma cover letter? No post de hoje irei explicar o que é e como escrever uma cover letter que aumente as chances do seu artigo ser publicado.

1. O que é uma cover letter?

Se você nunca submeteu um artigo científico, talvez não saiba o que é uma cover letter. Digo isso porque eu também descobri no momento que fui submeter o meu primeiro artigo, ainda na graduação em Farmácia no ano de 2011.

E confesso que foi um momento muito difícil. A pós-graduanda que eu acompanhava, me deu a missão de submeter o primeiro artigo que eu tinha ajudado a escrever e me falou que era um procedimento muito simples: entrar no site da revista que havíamos escolhido, que era um periódico internacional, e anexar os arquivos que ela havia me mandado por e-mail (manuscrito, tabelas, figuras e imagens).

Embora eu não soubesse ler, nem escrever em inglês naquela época, fui fazendo tudo com ajuda do google tradutor. Mas, quando iniciei a submissão do artigo, um dos arquivos necessários era uma cover letter. Busquei no e-mail e esse documento não estava em anexo. Detalhe: eu nunca tinha ouvido falar disso. Coloquei no google e a tradução era: “carta de apresentação”. Fui então procurar como que escrevia isso e não encontrei, nem na internet nem nas instruções para os autores (um guia com as normas da revista).

Foi aí que começou o desespero.

Liguei para a pós-graduanda, ela não atendeu. Liguei para todas as pessoas do laboratório, ninguém atendeu. Então liguei para um professor colaborador nos nossos trabalhos e ele me explicou que cover letter é uma carta de apresentação. E o mais importante, ele me falou que a cover letter é a primeira coisa que o editor da revista lê, para verificar se o artigo se enquadra no escopo da revista (ou seja, se é um tema de interesse da revista) e que muitos artigos são rejeitados por terem covers letters mal elaboradas :0

Eu fiquei muito desesperada. Imagine a responsabilidade. Se o artigo fosse rejeitado, poderia ter sido por minha culpa, pelo fato de não saber escrever uma cover letter. Continuei ligando e então, a pós-graduanda me enviou um modelo para que eu pudesse me basear. Ufa, consegui escrever e deu tudo certo. O artigo foi aceito para publicação 🙂

2. Quer saber como escrever uma cover letter que aumente as chances de o artigo ser publicado?

Depois de ter passado por essa situação desesperadora, eu sempre tive comigo um modelo de cover letter para os momentos de submissão de artigo. Ao longo dos meus 10 anos de experiência na área acadêmica e já tendo submetido e publicado, diversos artigos, eu aprendi que a cover letter precisa ser concisa e conter todas as informações que o editor precisa saber. Diante disto, eu aperfeiçoei aquele modelo e hoje eu tenho uma forma muito eficaz de escrever as covers letters dos meus trabalhos, que tem dado muito certo e irei compartilhar com você:

Descubra como escrever a cover letter do seu artigo científico 2
Caso você tenha dúvidas sobre o tipo de artigo, confira o nosso post ” Entenda as diferenças dos 3 tipos de artigos científicos ” acessando o link http://blog.sejaphd.com/entenda-as-diferencas-dos-3-tipos-de-artigos-cientificos/

Observe no modelo acima, que todo artigo deve ter um autor correspondente. O autor correspondente é a pessoa que ficará responsável, por receber todos os e-mails da revista, seja de solicitação de correção, recusa, aceite ou ajustes finais para publicação do artigo. Em geral, esse autor é o orientador da pesquisa. Mas qualquer coautor do trabalho, pode ter essa responsabilidade. Inclusive você!

Outra dica é que a sugestão de revisores, não precisa obrigatoriamente estar presente na cover letter. Você pode optar por fazer essa sugestão, só na sessão específica do processo de submissão, onde essa informação será cobrada.

Viu, que ao contrário do que eu pensava em 2011, a cover letter, não é um bicho de sete cabeças?

Resumindo…

A cover letter é uma carta onde você apresenta a sua pesquisa de forma sucinta, vendendo o peixe da melhor forma, para que o editor envie o seu artigo para análise pelos revisores da revista.

Vamos estender esse post?

Deixe nos comentários outras dúvidas que você tem sobre cover letter. Ficarei feliz em poder te ajudar =D

COMPARTILHE