Conheça as maravilhas carinhosamente chamadas de: gerenciadores de referências

COMPARTILHE

Está escrevendo o seu projeto, artigo, dissertação ou tese? Como você organiza as referências? Já conhece os gerenciadores de referências? Independente se conhece ou não essas maravilhas, não deixe de conferir esse post. Pois, se você não usar os gerenciadores, vai ter muita dor de cabeça organizando as referências de uma por uma.

O que são gerenciadores de referências?

Gerenciadores de referências são programas de computador (que podem ser instalados na máquina ou usados online) que pesquisam, armazenam e organizam as referências do seu trabalho, enquanto você escreve. Não é incrível?

Dessa forma, você não esquece de colocar nenhuma referência no seu texto e nem perde o raciocínio. Porque rapidinho  o gerenciador insere a referência de forma automática no texto e já gera a lista de referências no final do arquivo. E o melhor, já nas normas da ABNT ou da revista.

Além dessas potencialidades, você também pode utilizá-los para realizar revisões sistemáticas, onde é possível armazenar todos os artigos da busca e ir seguindo a sistematização da revisão, ou seja, remoção de duplicatas, leitura de títulos, resumos, etc.

Caso, seu artigo seja rejeitado, se as referências foram organizadas por um gerenciador, com um simples clique, é possível adequar as normas automaticamente de acordo com as instruções da nova revista. Demais né!

Todas essas ferramentas facilitam o trabalho do pesquisador, sobrando-lhes mais tempo para dedicar-se a leitura de outros trabalhos e citação daqueles mais importantes na área. Pois os gerenciadores também conseguem identificar os estudos de maior destaque em determinadas áreas. Consequentemente, os gerenciadores de referências contribuem com publicações de maio impacto (confira o nosso post no Instagram sobre nível de evidência e fator de impacto).

Quais os gerenciadores de referências que existem?

Com tantas qualidades, você deve está se perguntando quais os gerenciadores que existem né. Confira a lista e endereços abaixo:

  • EndNote Web – http://www.myendnoteweb.com
  • Zotero – http://www.zotero.org
  • Mendeley – http://www.mendeley.com
  • JabRef – http://jabref.sourceforge.net
  • RefBase – http://www.refbase.net
  • F1000workspace: https://f1000workspace.com/

Destes, os mais utilizados são Endnote, Zotero e Mendeley.

Quais gerenciadores de referências são gratuitos?

Destes, o Zotero, Mendeley (pertencente ao Grupo Elsevier), Jabref e Refbase são gratuitos.

O Endnote web (do grupo Web of Science) é gratuito mas possui a versão que pode ser instalada no computador, que é paga (algumas instituições compram licenças e fornecem aos professores e alunos).

O F1000workspace oferece uma versão gratuita (com funcionalidades limitadas) e a versão premium, onde o uso é ilimitado.

Qual o gerenciador de referência mais fácil de usar?

Todos esses gerenciadores são simples de usar. De forma geral, as pessoas preferem o Mendeley, tanto pela facilidade de uso, custo zero, quanto recursos que ele oferece, como app para celular com sistema android (Mendeley – Reference Manager (Lite))

Qual o idioma desses gerenciadores de referências?

Embora esses gerenciadores sejam em inglês, existem vários tutoriais na internet com o passo a passo para utilizá-los.

Não deixe de acompanhar o nosso blog, pois em breve teremos tutorial, com as dicas personalizadas da SejaPhD para o uso desses gerenciadores de referências.

Fonte: YAMAKAWA et al. Comparativo dos softwares de gerenciamento de referências bibliográficas: Mendeley, EndNote e Zotero. TransInformação. v. 26, p. 167-176, 2014.

Resumindo

Escolha um gerenciador de referências que você tenha mais facilidade em usar e saia dessa vida de organizar referência na mão. Aproveite os recursos tecnológicos para otimizar o seu tempo =)

Ah, eu tenho uma dica extra para você…

É importante citar os trabalhos com responsabilidade, atentando se aquela pesquisa tem mesmo a informação que você está dizendo. Eu já presenciei uma situação onde uma professora escreveu um artigo sobre avaliação farmacológica de uma formulação e outro autor citou o seu trabalho em uma afirmação de avaliação tecnológica, que não era objeto de estudo daquela pesquisa. Isso não pode acontecer.

Vamos estender esse post?

Se você ainda tem alguma dúvida sobre os gerenciadores de referências, deixa nos comentários desse post, que ficaremos felizes em poder lhe ajudar.

Se você seguiu essas dicas, deixa também um feedback pra gente aqui nos comentários, contando como foi a sua experiência, se deu certo, se a banca gostou da organização das suas referências =D

Para ver outras dicas importantes para os seus textos acadêmicos, continue navegando pelo blog, siga-nos nas nossas redes sociais e increva-se no nosso canal no Youtube.

COMPARTILHE