Aumente as chances de ter o seu projeto de pesquisa aprovado

COMPARTILHE

No post de hoje, descubra como aumentar as suas chances de fazer bonito com o projeto de mestrado ou doutorado.

Se você está escrevendo um projeto a ser avaliado, não cometa os mesmos erros que a maioria. E eu vou te ajudar com isso. Confira!

Antecedentes da pesquisa: como eles podem aumentar as chances do avaliador aprovar seu projeto

É fundamental que a ideia do seu projeto de pesquisa use um problema que ninguém tentou resolver ainda. Isso torna o seu trabalho totalmente inédito.

Mas como fazer para convencer o revisor, que essa ideia ‘mirabolante’ vai dar certo?

Uma das respostas está na forma de você escrever o projeto. Sem dúvidas, a estrutura e uso dos argumentos certos, irão te deixar bem na fita com o revisor.

Mas como assim, estrutura?

A seção antecedentes da pesquisa não é obrigatória na estrutura de um projeto de pesquisa. Mas nada impede que você os utilize. Na verdade, eu até te aconselho inserir, para aumentar as suas chances do seu projeto de pesquisa ser aprovado. Veja porquê:

Eu costumo colocar após a Revisão da Literatura, uma seção chamada “Antecedentes da pesquisa”. Onde falo da história do nosso grupo de pesquisa, os trabalhos desenvolvidos  e como isso contribui para a realização do projeto atual.

Mesmo que seja algo muito novo, que o grupo ainda não tenha trabalhado, mas você mostra que essa é uma característica do grupo e que é possível de ser realizada através do estabelecimento de parcerias. Ou seja, o seu projeto é exequível.

Ah, outra coisa! Observe nos artigos que você costuma ler, que no penúltimo parágrafo da introdução, os autores sempre falam do histórico do grupo, naquele determinado assunto. Isso confere autoridade do grupo naquela área.

Eu já vi em bancas de defesa ou de seminários de pós-graduação, vários professores elogiarem quem usa essa dica.

Resumindo…

Tenha um trabalho inédito e apresente depois da revisão da literatura, os antecedentes da pesquisa. O avaliador irá gostar desse amadurecimento 😉

Vamos estender esse tema?

Deixe nos comentários, qual a sua maior dificuldade em deixar o seu projeto atrativo para o avaliador.

Continue navegando aqui no blog para conhecer outras sacadas importantes para a sua pós-graduação! Siga-nos também no FacebookInstagram e inscreva-se no nosso canal no Youtube.

COMPARTILHE