4 dicas infalíveis para a justificativa

COMPARTILHE

A justificativa é uma seção comum em projetos de pesquisa e trabalhos de conclusão de curso (TCC) e é o espaço de você convencer o leitor do porque da execução daquele trabalho. Confira esse post e descubra os quatro elementos que precisam constar na justificativa.

1. Impacto da pesquisa

Qual o impacto que a sua pesquisa possui do ponto de vista social, financeiro, científico e/ou ambiental?

A resposta dessa pergunta deve estar na justificativa do seu texto. Afinal, ela irá te ajudar a convencer o leitor da necessidade de se fazer essa pesquisa.

2. Benefícios

Quais os benefícios ou vantagens que a sua pesquisa traz para a ciência e sociedade? Foque em tudo de diferente em relação ao que já existe que o seu estudo pode proporcionar.

3. Inovação

O seu trabalho não necessariamente precisa se tratar de algo totalmente novo, mas você sempre pode explorar algo nele que ninguém nunca abordou.

Essa é a sacada que é preciso ter para mostrar em que o seu trabalho se diferencia do que já existe, pois essa é uma justificativa importante para convencer o leitor.

4. Eficiência

Seu método é melhor e mais rápido que os vigentes? Essa é uma medida que mostra a eficiência do método ou produto que a sua pesquisa pretende desenvolver.

Ah, eu tenho uma dica extra!

Muita gente tem dúvida em relação ao tamanho ou número de páginas que a justificativa deve ter.

A justificativa não precisa ser uma seção grande.

Normalmente meia página já é suficiente. Afinal, não é para ”encher linguiça” e sim mostrar porque é necessário realizar esse trabalho.

Resumindo…

Comece a justificativa mostrando a necessidade da realização do trabalho, apresente os impactos que o estudo proporciona, destaque os benefícios, o quão inovadora é essa abordagem e como ela é melhor frente ao que já existe 😉

Vamos estender esse post?

Deixe nos comentários as suas dúvidas sobre justificativa. Ficarei muito feliz em ajudar =D

COMPARTILHE